01/07/2024
Prefeitura Municipal de Monsenhor Gil Desativa Lixão na Cidade

A Prefeitura Municipal de Monsenhor Gil oficializou, na última sexta-feira (28/06), a desativação do lixão na cidade. A ação é um marco importante para o município, localizado a aproximadamente 56 km de Teresina, e reflete o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.

A iniciativa faz parte do programa federal "Zero Lixões" e contou com o apoio crucial da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Monsenhor Gil (SEMAM). A medida busca melhorar a qualidade de vida dos moradores, minimizar os impactos ambientais negativos e promover práticas mais sustentáveis de gestão de resíduos sólidos.

Além disso, a Prefeitura de Monsenhor Gil já firmou contrato com a empresa Ecologica Saneamento e Locação Ltda. para a prestação de serviço de destinação final de resíduos sólidos urbanos coletados no município. O acordo inclui o transporte dos resíduos da estação de transbordo até um aterro sanitário licenciado Classe I-A, garantindo um destino adequado e seguro para os resíduos gerados na cidade.

Com o encerramento dos lixões, a Prefeitura de Monsenhor Gil planeja implementar soluções mais eficientes e ecologicamente corretas para o gerenciamento dos resíduos urbanos. Esta ação coloca o município como um exemplo a ser seguido na região, demonstrando que é possível aliar desenvolvimento urbano e preservação ambiental.